27/04/2011

CERVEJA DE GIRO, ATUAIS PRIORIDADES E PEDIDO DE GARRAFAS

Minhas levas normalmente levam 5 semanas da brassagem até a abertura da primeira garrafa. Uma semana de fermentação, duas de maturação e mais duas para a carbonatação. Cinco semanas é muito tempo pra quem produz pouca cerveja. Ales de alta graduação alcoólica e lagers precisam de ainda mais tempo.
Também tem o problema de logística e espaço. Infelizmente hoje a Cervejaria Capivara só tem 4 tanques de fermentação/maturação (dois de 30L, 1 de 20L e um de 10L. Estamos aceitando doações de qualquer espécie de bombona, balde ou tanque. Aliás, aceitamos qualquer doação! Hehehe).

Meu plano inicial era produzir cerca de 40L por mês, divididos em duas levas de 20L. Hoje penso um pouco diferente... gostaria que a Cervejaria Capivara produzisse hoje a cerveja que será consumida daqui a uns 3 meses.

“Mas Metz,  como assim?”

Bom, não é algo que acontecerá da noite para o dia. Começará comigo criando um calendário, e este deverá ser seguido à risca. O que eu acho que é o mais complicado. Então, vou criar um calendário estipulando períodos curtos, não datas rígidas, onde deverão ser produzidos X litros de cerveja (fica difícil explicar, quando o calendário estiver montado vai ser fácil entender).

“O Capital de Giro é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia-a-dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios da empresa”. A Cervejaria Capivara vai trabalhar agora com algo parecido...

Começarei, nesses primeiros meses, produzindo muito mais cerveja do que consigo consumir. Quero produzir uma quantidade absurda, fazer a AMBEV ficar com medo! Também, nem tanto...
Mas para que posso daqui a uns tempo produzir cerveja a cada 2 ou 3 semanas ou até mais tempo entre uma leva e outra sem correr o risco de ficar sem cervejas.

Isso não será fácil.
Essa etapa até que não vai me custar tanto, pois ainda tenho boa quantidade de matéria-prima na Cervejaria.
Mas vai render muita mão de obra, muito espaço.

E é agora que solicito a ajuda de todos vocês:  Preciso de garrafas. Qualquer tipo.
Tenho feito experiências com long necks e tem funcionado bem. Garrafas de600ml que estiverem sobrando são muito bem vindas também. Aquela tua coleção parada no fundo do armário, juntando poeira pode agora me ajudar! Sejam legais e contribuam.

Bom, próxima brasagem acontecerá na sexta-feira agora, 29 de abril, a partir do meio dia lá na sede da Cervejaria Capivara (Rua Sertão Capivara, 939 – Lindolfo Collor, RS). Será aberta uma garrafa de cada cerveja da ultima brassagem para análise. Estão todos convidados.

Um comentário:

  1. AAAAAAAAAArgh! Eu quero ajudar!!! Vou pensar aqui em alguma coisa... garrafas.. certo! Hum... alguma preferencia? 600? Litro?

    ResponderExcluir

manda aí!